Olá Pessoal,
Nesta segunda parte da serie de posts sobre o Nginx vou dar um visão geral sobre os arquivos de configuração
mime.types: é neste arquivo que adicionamos novas extensões de arquivos para que sejam interpretadas pelos navegadores, o uso é bem similar os mime_module do apache (mod_mime.so).
nginx.conf: esse arquivo é o equivalente ao http.conf que usamos no apache, algumas pessoas acham a estrutura deste arquivo similar a do apache eu discordo em alguns pontos, a estrutura e bem mais moderna.
conf.d: neste diretório onde normalmente é armazenado os arquivos de configuração dos sites (virtual host)
fastcgi_param: aqui são passados pelos arquivos de configuração os parâmetros do fastcgi, caso seja necessário alguma personalização na ligação entre o NGINX e o PHP.
logs: os arquivos de log no NGINX normalmente são armazenados no diretório /var/log/nginx similar o que é feito no apache, porém, não é criado o link simbólico no diretório /etc/nginx como é criado na instalação do apache, mais nada impede que o link não seja criado para uma melhor organização.
scgi_params: este arquivo tem a mesma função do arquivos fastcgi_param, mais esta relacionado ao módulo SCGI, ou seja, caso a sua aplicação utilize CGI é esse arquivo que vai receber os parâmetros setados no seu arquivo de configuração.
uwsgi_params: segue a mesma linha do scgi_params e do fastcgi_params.
win-utf: este arquivo contém parte do mapa de caracteres windows-1251.
Bom pessoal é isso, tentei apresentar o que eu entendi lendo a documentação NGINX com as minhas palavras, caso tenha alguma coisa muito errada por favor coloque nos comentários que eu atualizo o post, é isso, até a próxima 🙂
Primeira Parte: Instalando e configurando NGINX no CentOS 6.4 – Parte 1
Terceira Parte: Instalando e configurando NGINX no CentOS 6.4 – Parte 3